Política

Tó da Guiomar é eleito prefeito de Pacajus em eleição indireta; veja como votou cada vereador

Na manhã desta quinta-feira (23), a Câmara de Vereadores de Pacajus, na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), realizou eleição indireta para Prefeitura Municipal. Davanilson José Pinheiro Leite, conhecido como Tó da Guiomar (União Brasil), foi eleito prefeito do município. O vice é o empresário Paulo Pontes (PL). Eles comandarão o Executivo até o fim de 2024.

A eleição ocorre porque o prefeito Bruno Figueiredo (PDT) e seu vice, Francisco Fagner (União Brasil), foram cassados em 21 de setembro. Dos 15 vereadores, 10 foram favoráveis ao impeachment da dupla por nepotismo – quando um agente público usa seu poder para nomear, contratar ou favorecer parentes. Sobrinha e nora de Figueiredo estavam entre o quadro de comissionados e teriam sido nomeadas durante sua gestão. O vice, Fagner, teria garantido vagas na prefeitura a duas irmãs e um irmão.

O presidente da Câmara, Tó da Guiomar, assumiu a administração municipal. Uma eleição indireta ainda chegou a ser marcada, mas foi anulada em outubro, quando o juiz de Direito, Alfredo Rolim Pereira, da 2ª Vara da comarca de Pacajus, determinou a volta de Bruno. No entanto, no dia 6 de novembro, o Tribunal de Justiça do Estado do Ceará (TJCE), por meio do desembargador Paulo Francisco Banhos Ponte, concedeu uma limitar para que Tó da Guiomar assumisse novamente. Na mesma semana, o poder legislativo marcou o pleito de forma indireta para o dia 23.

Nesta terça-feira (21), o juiz Alfredo Rolim Pereira ainda assinou uma sentença em que anulou a cassação de Bruno Figueiredo e Francisco Fagner. Porém, o magistrado decidiu não devolver os cargos de imediato, o que não impediu a realização das eleições indiretas. A decisão só começaria a valer após transitar em julgado, ou seja, quando não houver mais possibilidade de recurso judicial.

Agora, nesta quinta-feira, Tó da Guiomar recebeu o voto de 8 vereadores. A chapa Alexandre Oliveira Nogueira (PDT) e Adail José Pereira da Silva (PSDB) recebeu apenas um apoio e foi derrotada.

Veja como votou cada vereador:

  • Rodrigo Araripe – votou em Alexandre Nogueira
  • Didão – votou em Tó da Guiomar
  • Reginaldo Firmino – votou em Tó da Guiomar
  • Juninho do Gaminha – votou em Tó da Guiomar
  • Ronaldo Frios – votou em Tó da Guiomar
  • Eudes Freitas – votou em Tó da Guiomar
  • Ricardo Motos – votou em Tó da Guiomar
  • Tó da Guiomar – absteve do voto
  • Eulalio Pontes – votou em Tó da Guiomar
  • Cristina Rocha – votou em Tó da Guiomar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *