Economia

Petrobras inicia comércio de diesel verde neste mês

O Diesel R5, chamado de “diesel verde”, considerado menos poluente por emitir menos gases do efeito estufa, começará a ser vendido pela Petrobras a partir desta semana. O diesel verde é produzido por coprocessamento de derivados de petróleo com matérias-primas de origem vegetal, como óleo de soja. O insumo sai da refinaria com 95% de parcela mineral e 5%, renovável. Segundo dados da estatal, a redução das emissões é de, ao menos, 60% em comparação com o diesel mineral.
O Brasil é o segundo maior produtor mundial de biocombustíveis, sendo superado apenas pelos Estados Unidos. Além disso, a Petrobras é pioneira na geração do combustível, que já é comercializado pela Refinaria Presidente Getúlio Vargas (Repar), no Paraná. A empresa classifica que as vendas no estado do sul do país atingiram o estágio de consolidadas. Em São Paulo, a comercialização será feita pela Refinaria Presidente Bernardes (RPBC), em Cubatão.
Além do benefício ambiental, o diesel verde pode ser utilizado sem a necessidade de adaptações nos veículos. “É um produto com alta estabilidade e isento de contaminantes, o que garante durabilidade e desempenho dos motores”, afirma a empresa.
Além da Repar e da Refinaria de Cubatão, duas outras unidades fazem testes para produção do Diesel R5. A Refinaria Duque de Caxias, no Rio de Janeiro, e a Refinaria de Paulínia, em São Paulo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *