Limoeiro

Projeto Jiu-jitsu na escola – arte suave para a Vida é lançado em escolas da rede municipal

Com o objetivo de promover a prática esportiva, com alunos do ensino fundamental da rede municipal de educação básica, através da modalidade ‘Jiu-Jitsu, a fim de contribuir para o desenvolvimento de crianças e adolescentes quanto às habilidades motoras, a Prefeitura Municipal por meio da Secretaria de Educação, lançou nesta terça-feira(12/09) o Projeto Jiu-jitsu na escola arte suave para a vida.
O projeto busca por um maior autoconhecimento, maior nível de consciência e pela possibilidade de construção de novos hábitos e estilo de vida mais saudável dos estudantes.
Conforme a Secretária de Educação, Fátima Holanda, neste início do projeto cerca de 6 (seis) escolas foram escolhidas para a execução deste “projeto piloto”.
As ações desenvolvidas pela escola devem buscar inserir a criança e o adolescente na prática esportiva como ferramenta de inclusão social e de transformação, para que, assim, o processo de formação cidadã se torne uma consequência real com impactos reais e positivos em nossa sociedade.
O Jiu-Jitsu é uma modalidade esportiva criada por budistas e que foi trazida para o Brasil por Mitsuyo Maeda, um japonês que veio para o Estado do Pará à trabalho. Esse estilo de luta se popularizou pelo país trazendo consigo uma filosofia de respeito, disciplina, hierarquia, competitividade saudável e defesa pessoal sem armas.
Dado seus possíveis impactos positivos no desenvolvimento de crianças e adolescentes, torna-se uma opção interessante para ser inserido nas escolas como meio de também estimular a prática do desporto e inclusão social nesses ambientes.
A inclusão da Pessoa Com Deficiência (PCD), garante o direito de participação e assegura a cidadania das crianças e adolescentes, quanto à Lei n°13.146/2015, além de contribuir para sua autoconfiança e sentimento de pertencimento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *