Programa Nacional de Gestão de Custos será implantado em Limoeiro do Norte

Na manhã desta Sexta-feira (14.10), o Secretário de Saúde – Júnior Ibiapina e a Secretária Executiva – Samanta Holanda participaram de uma importante reunião por videoconferência com técnicos do Ministério da Saúde, Carla de Paula Bernardes e Luciene Maria Leite de Lira, para a implantação do Programa Nacional de Gestão de Custos do Ministério da Saúde na rede assistencial da secretaria municipal de saúde de Limoeiro do Norte.

 

Conheça o Programa Nacional de Gestão de Custos (PNGC)

 

O bom gestor, além de ser dotado de habilidades para exercer bem sua função, reconhece que, sem informação, trabalhará às cegas, ocasionando aumento de risco para sua administração e, consequentemente, de danos aos impactados pelas suas decisões. Diante do natural cenário de escassez de recursos, agravado por vezes em momentos de crise econômica e sanitária, emerge a necessidade de ser cada vez mais eficiente a utilização dos recursos disponíveis, além de buscar o avanço qualitativo do serviço prestado.

 

Neste contexto, o Ministério da Saúde disponibiliza aos gestores públicos de saúde o Programa Nacional de Gestão de Custos (PNGC). O PNGC é uma importante ferramenta da gestão pública, essencialmente criada para suprir a ausência de informação de custo nas instituições públicas de saúde, exclusivamente as responsáveis pelas prestações de serviços finais ao usuário do Sistema Único de Saúde (SUS).

 

Assim sendo, o objetivo principal do programa consiste em promover a cultura de gestão de custos em unidades de saúde do SUS, por meio de capacitações (presenciais e remotas), suporte técnico (contínuo e integral) e disponibilização do sistema de informação para apuração e gestão de custos (Apurasus).

Como resultado, possibilita ao gestor o conhecimento sobre o custo total/mês do(s) estabelecimento(s) de saúde e dos seus setores.

Fonte: Ascom

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *