Cultura

Profetas da Chuva fazem encontro para prognóstico do inverno em Quixadá

A 28ª edição do Encontro dos Profetas da Chuva, uma tradição anual que marca o início do calendário cultural da região do Sertão Central, acontecerá no próximo dia 13 de janeiro, no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFCE) Campus Quixadá, a partir das 9h. O evento é considerado o maior do gênero no país e destaca-se como um dos mais importantes preservadores do conhecimento tradicional transmitido de geração em geração pelos profetas da chuva.

O encontro reúne pessoas que, por meio da observação da natureza, fazem previsões sobre o comportamento das chuvas na região. Esse saber tem suas raízes na profunda interação do homem com o meio ambiente, refletindo sua capacidade de adaptação e harmonia com o clima semiárido. A 28ª edição do Encontro dos Profetas da Chuva contará com a participação de 30 profetas de todo o Estado que apresentarão suas previsões para a quadra invernosa.

O evento é uma realização do Governo Federal, Ministério da Cultura, Dakota, Instituto de Pesquisa de Violas e Poesia Cultural Popular do Sertão Central, IFCE (Campus Quixadá) e da Prefeitura Municipal de Quixadá, que oferece total apoio à iniciativa, por meio da Fundação Cultural/Secretaria Municipal de Cultura.

O encontro será conduzido por Helder Cortez, um dos idealizadores do projeto, e contará, no encerramento, com homenagens a personalidades e instituições que contribuíram para o desenvolvimento da cultura regional e do semiárido.

Entre eles, o governador do Estado do Ceará, Elmano de Freitas; a senadora Augusta Brito; o deputado federal José Guimarães; o secretário das Cidades, Zezinho Albuquerque; o superintendente da SOHIDRA, Paulo Ferreira e o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará, Amilcar Silveira. O 28º Encontro dos Profetas da Chuva prossegue até o mês de junho, com atividades pontuais: seminário, exibição de filmes, exposição e shows musicais.

Fonte: Prefeitura de Quixadá

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *