O prefeito de Aracati, Bismarck Maia, deixou o PDT e se filiou ao Podemos, assumindo a presidência estadual do partido no Ceará. O anúncio foi feito nesta quinta-feira (4), nas redes sociais, junto à presidente nacional da legenda, deputada federal Renata Abreu, além do vice-presidente nacional Pastor Everaldo e do secretário-geral Luiz França.
“Hoje nosso querido prefeito de Aracati assume oficialmente o comando do nosso partido no estado do Ceará, um homem que nos honra por sua história, sua luta na política, que se dedica à transformação do estado em que vive”, pontuou a presidente. “Haveremos de fazer um grande trabalho”, respondeu o novo presidente estadual, adiantando um convite para os pré-candidatos ao pleito do próximo ano: “Já aproveito a oportunidade de convidar você, de todos os municípios, da capital e do interior, para poder começar a conversar sobre eleição municipal. Você, que quer ser candidato a vereador, a prefeito, e quer participar da vida política do estado do Ceará. Venha para o Podemos, vamos começar, e se Deus quiser sua carreira vai ser de sucesso.”
O movimento tem como pano de fundo as articulações para as eleições de 2024, como destacado pelo próprio empossado. O Podemos perdeu este ano sua principal liderança política no estado, com a saída do senador Eduardo Girão para o Partido Novo. Com a entrada de Bismarck, o PDT perde uma prefeitura de peso no interior cearense, mas ganha um aliado no Podemos, que até o início de 2023 era uma das principais legendas no grupo de Capitão Wagner (União Brasil).
A mudança também ocorre em meio a divisões internas no PDT cearense, com uma parcela (majoritária) do partido estando próxima do governo Elmano de Freitas (PT) e outra – concentrada em Fortaleza – mais ligada ao ex-prefeito Roberto Cláudio, em oposição ao atual governador. O grupo de Bismarck Maia integra a parcela que está mais amigável à gestão estadual.
O filho do prefeito de Aracati é Eduardo Bismarck (PDT), deputado federal e líder da bancada cearense na Câmara dos Deputados. Além disso, outro filho seu, Guilherme Bismarck (PDT), é suplente de deputado estadual e vai assumir cadeira na Assembleia Legislativa do Ceará (Alece). Ele é atualmente secretário da Casa Civil na gestão de Bismarck Maia.
A nomeação de Bismarck à presidência do Podemos passou por articulação do senador Cid Gomes (PDT), que disputou inclusive com outros pedetistas a indicação. O prefeito José Sarto (PDT) teria sido um dos principais adversários nessa disputa.