Política

Novo programa visa coibir roubos em paradas de ônibus da capital

O Governo do Ceará lançou, nesta quarta-feira, 06, um novo programa para coibir a ocorrência de roubos nas paradas de ônibus de Fortaleza. “Toda vida falamos que queremos muito proteger o cidadão de bem […] O cidadão que sai para trabalhar de manhã cedo, sai de casa com medo, chega na parada de ônibus com medo, entra no ônibus e fica dentro dele com medo, desce para ir pro trabalho com medo. É assim na ida e é assim na volta. Pode até não ter o furto e o roubo, mas não é certo com esse cidadão de bem, que sai cedo de casa e volta cansado do trabalho, andar esse tempo todo com medo de ser assaltado”, pontuou o governador Elmano de Freitas durante o lançamento da iniciativa intitulada “Segurança no Ponto”.

O novo programa contemplará, primeiramente, as 60 paradas em que há mais necessidade, conforme observado através do cruzamento de dados envolvendo a quantidade de passageiros que utilizam tais espaços em horários de pico e as estatísticas de furtos e roubos nos pontos de ônibus. No futuro, o governador afirma que a meta é abranger o maior número de paradas possível. “A experiência do passageiro não é só dentro do ônibus, mas é desde a saída de casa. Tenho certeza que o cidadão irá perceber e notar toda essa diferença benéfica. Estaremos sempre à disposição para colaborar”, garantiu o presidente do Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado do Ceará (Sindiônibus), Dimas Barreira.

Na sua fala, Freitas afirmou que o índice de violência no Ceará se manteve praticamente estável entre o ano passado e o ano anterior, mas que a sensação de insegurança da população aumenta e é isso que o governo está tentando remediar. “Nós temos força de segurança para agir no flagrante, para prender o criminoso, mas também para dar a sensação da sociedade de que estamos presentes para ela se sentir calma e segura. Podem ter certeza que a chegada da nossa polícia nas paradas de ônibus vai passar tranquilidade para os trabalhadores”, declarou o governador.

O “Segurança no Ponto” tem o objetivo de reforçar o policiamento nesses ambientes nos períodos de maior movimentação, com ciclopatrulhamento, motopatrulhamento e policiamento em viaturas. “Garanto que conseguiremos reduzir ainda mais os números de roubos e furtos em Fortaleza. Esse Programa será permanente, sem previsão para término, sempre prezando pelo bem estar dos cearenses”, afirmou o titular da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), Samuel Elânio.

Durante o evento de lançamento, Elmano de Freitas também fez um apelo aos agentes da Polícia Militar do Ceará (PMCE) para que mantenham aberto o diálogo com a população nas paradas de ônibus, se certificando de que as pessoas se sintam sempre seguras. “Nós somos herdeiros de gerações e gerações de homens e mulheres que fizeram e fazem esta instituição para o povo olhar para essa farda e dizer: ‘agora eu estou calmo porque está aqui a PMCE’”, destacou o chefe do Executivo estadual.

O comandante-geral da PMCE, Klênio Sávio, ressaltou a importância do trabalho integrado desenvolvido no estado. “Essa é mais uma ação forte do sistema de segurança pública, onde a Polícia Militar, junto a todo o sistema integrado, de forma muito presente, irá prestar mais um serviço ao povo cearense. Os nossos homens e mulheres estarão presentes. Esse programa que nasce hoje e será perene para que cada vez mais essas ações aconteçam para a proteção do cidadão”, pontuou.

Fortaleza já conta com uma iniciativa semelhante lançada pela Prefeitura Municipal. O projeto “Parada Segura” visa a transformação de tais locais através da tecnologia, com a implementação de videomonitoramento ligado à central de segurança da Guarda Municipal, a disponibilização de wi-fi gratuito e o reforço na iluminação. Até o fim de 2024, devem ser 200 paradas seguindo tal modelo na capital.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *