Economia

Imposto de Renda: mais de 25,5 milhões de declarações já foram entregues; No Ceará, 612 mil contribuintes prestaram contas

Mais de 25,5 milhões de declarações do Imposto de Renda 2024 já foram entregues online à Receita Federal, até agora. O prazo final para envio da declaração se encerra dia 31 de maio. A Receita Federal estima receber este ano cerca de 43 milhões de declarações de contribuintes. Ao todo, 25.422.289 brasileiros já enviaram o documento.

Já aqui no Ceará, foram 612.765 declarações entregues até agora. Em 2024, está obrigado a entregar a declaração quem, no ano anterior, recebeu rendimentos tributáveis, como salários, aposentadoria e aluguéis, entre 1º janeiro e 31 de dezembro, acima de R$ 30.639,90; ou recebeu rendimentos isentos, não tributáveis ou tributados exclusivamente na fonte acima de R$ 200 mil, como Fundo de Garantia do Tempo de Serviço, indenização trabalhista e pensão alimentícia.

No caso de a pessoa física ser um Microempreendedor Individual, se tiver recebido no ano anterior rendimentos acima dos limites citados, estará igualmente obrigado a apresentar a declaração do imposto de renda. A pessoa física que constar como dependente na declaração de outra pessoa não deve fazer uma declaração própria, a não ser que tenha deixado esta condição ao longo de 2023 e se enquadre em uma das obrigatoriedades informadas pela Receita Federal.

A Receita Federal esclarece que pessoas com doenças graves e acima de 70 anos de idade não estão desobrigadas de entregar a declaração.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *