Economia

“Entrada em Vigor: Aumento do ICMS no Ceará Eleva Preços de Combustíveis e Serviços Essenciais

A notícia informa sobre o aumento da alíquota do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) no Ceará, proposto pelo governador Elmano de Freitas e aprovado pela Assembleia Legislativa no ano anterior. A medida entrou em vigor em 1º de fevereiro deste ano. O aumento da alíquota de 18% para 20% afeta principalmente a gasolina, diesel, energia elétrica e telecomunicações, considerados serviços essenciais.

De acordo com o Sindicato do Comércio Varejista de Derivados de Petróleo (Sindipostos), a elevação da alíquota do ICMS resultará em um aumento no preço da gasolina em R$ 0,15 por litro e do diesel em R$ 0,12 por litro. O Sindipostos destaca que essa alta é exclusivamente consequência da decisão do governo estadual de aumentar a alíquota do imposto.

A medida, que incide sobre produtos essenciais e serviços básicos, como combustíveis e energia elétrica, é apontada como polêmica, uma vez que pode gerar impactos em cadeia sobre outros itens de consumo, dada a influência desses produtos na formação de preços de outros produtos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *