Política

Elmano firma acordo com Eletrobras para produzir H2V no Pecém

Continuando a Missão Internacional do Consórcio Nordeste na Europa, o governador Elmano de Freitas (PT) assinou nessa terça-feira (14), em Roterdã (Holanda), um Memorando de Entendimento (MoU) com a Eletrobras para a produção de hidrogênio verde (H2V) e seus derivados no Complexo Industrial e Portuário do Pecém (CIPP), na Região Metropolitana de Fortaleza. A assinatura ocorreu no estande do CIPP no segundo dia do World Hydrogen 2024, evento considerado o maior encontro global sobre H2V e sua cadeia de valor.

Sobre o Memorando, Elmano informou pelas redes sociais que “A medida é muito importante porque impulsionará a geração de emprego e renda para a nossa população, além de representar uma contribuição direta para a construção do mundo mais sustentável. O acordo prevê o fornecimento de energia renovável e de H2V aos futuros projetos industriais no Ceará”.

Já para o presidente da Eletrobras, Ivan Monteiro, o acordo sinaliza o comprometimento da empresa brasileira com a transição energética mundial. “Devemos contribuir não apenas para o aprimoramento da matriz brasileira, mas do mundo, para que as fontes sejam cada vez mais limpas e renováveis. Ao firmar essa parceria, estamos alinhados com a estratégia de contribuir para a descarbonização da economia e a segurança energética”, destacou.

Hugo Figueirêdo, presidente do CIPP, avalia que a medida favorece a consolidação do hub de H2V no Pecém. “Tenho certeza que a Eletrobras, como atuante nas diversas etapas da cadeia produtiva de energia renovável no Brasil, vai aceitar esse desafio e avançar rápido nas negociações para consolidar de vez o hub de hidrogênio verde no Pecém”.
Estado com grande potencial para a produção de H2V, o Ceará soma agora 37 memorandos assinados com empresas nacionais e estrangeiras para o desenvolvimento da cadeia produtiva do hidrogênio verde no hub do Porto do Pecém. O Governo do Estado tem ainda firmados seis pré-contratos para a produção de H2V.

Agenda
Entre outros compromissos nessa terça-feira em Roterdã, Elmano também se reuniu com a diretoria do Grupo Fortescue, que tem previsto um investimento de US$ 5 bilhões na produção de hidrogênio verde no Ceará. “A empresa conta com projeto em fase avançada de implantação. Tenho trabalhado para transformar o nosso estado no HUB de H2V. Já são seis pré-contratos assinados com investidores do segmento de energias renováveis e o diálogo com mais empresas continua para gerar desenvolvimento sustentável e oportunidades para os cearenses”, afirmou o governador.

Também houve reuniões com representantes das empresas do setor de energias renováveis, como a Gasuine, a Envision e a BP Alternative Energy. O último compromisso de Elmano na Holanda foi outra reunião, dessa vez com o vice-prefeito de Roterdã, Robert Simons, que visitou o Ceará em março deste ano, quando conheceu o Complexo do Pecém.

A visita do governador à Europa deve seguir até hoje (15), com compromissos ainda em Bruxelas (Bélgica) e Berlim (Alemanha), com foco nas pautas ambientais e climáticas cruciais para o desenvolvimento sustentável.
(Por Igor Magalhães)

Fonte: https://oestadoce.com.br/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *