Política

Eleições Municipais de 2024 – Prazo para Primeiro Título de Eleitor até 8 de Maio

As eleições municipais de 2024 se aproximam, marcando a escolha de prefeitos, vice-prefeitos e vereadores. Jovens com 15 anos, que completarão 16 até 6 de outubro, já podem solicitar o título de eleitor, sendo o voto facultativo até os 17 anos e obrigatório a partir dos 18. O prazo para tirar o primeiro título ou regularizar a situação cadastral, incluindo transferência de domicílio, encerra em 8 de maio.

Fernando Velloso, assessor de comunicação do Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal, destaca que jovens a partir dos 16 anos podem emitir o título através do site da justiça eleitoral ou procurando um cartório eleitoral, apresentando documento oficial com foto e comprovante de residência. Apesar do Distrito Federal não ter eleições este ano, os jovens podem se alistar e tirar o título, mas não votarão.

Em relação a pendências no cadastro eleitoral, Velloso enfatiza a importância da regularização para todas as pessoas acima de 18 anos. Caso haja pendências, é necessário procurar um cartório eleitoral com documento oficial com foto e comprovante de residência.

Para mais detalhes, recomenda-se acessar o site do Tribunal Regional Eleitoral do respectivo estado. A informação foi reportada por Júlia Lopes, sob supervisão de Marcela Diniz, da Rádio Senado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *