Com desfalque de Richardson, treinador do Ceará pode mudar estratégia para tentar surpreender o Fortaleza na decisão
O primeiro jogo da final do Campeonato Cearense deixou uma clara mensagem ao técnico Gustavo Morínigo: mais que um bom jogo, será preciso imaginar alguma forma de tentar surpreender o Fortaleza para que o Ceará possa reverter a vantagem do rival e ficar com o título.
Em comparação com o Tricolor, o treinador paraguaio tem um elenco mais enxuto e que oferece menos variações. Mas, mesmo assim, dá para imaginar algumas alterações que poderiam possibilitar uma dinâmica diferente de plano de jogo e estratégia.
Por suspensão, ele não poderá contar com o volante Richardson. Certo é que ele irá mudar no time. E aqui algumas opções.
OPÇÃO 1 – ESCALAÇÃO CONSERVADORA
Escolher Caíque Gonçalves como titular para manter a estrutura e características do time. Sem surpresas, seria a escalação mais conservadora para o duelo.
.jpg?f=default&$p$f=3a8a54b)
OPÇÃO 2 – MAIS CRIATIVIDADE E JANDERSON NO 2º TEMPO
Recuar Castilho para jogar como 2º volante e utilizar um meia-armador para melhorar a qualidade de passe/criatividade da equipe. Jean Carlos e Chay são opções. Além disso, a entrada de Luvannor no time titular para dar mais imposição física e, principalmente, preservar Janderson para entrar no 2º tempo.
O camisa 77 não tem feito grandes atuações, mas entrando no decorrer da partida e encontrando a defesa adversária mais desgastada, pode acrescentar muita velocidade para mudar o cenário do jogo.

OPÇÃO 3 – DOBRAR LATERAIS
Outra alternativa é “dobrar” as laterais, e isso pode acontecer tanto pela direita como pela esquerda. Na direita, Michel Macedo pode entrar e, assim, adiantar Warley para jogar como um ponta, mais avançado.
.jpg?f=default&$p$f=488ff23)
Na esquerda, Danilo Barcelos pode desempenhar esta função, sem tantas obrigações defensivas (um ponto fraco dele).

Nas duas situações, é possível utilizar um meio de campo mais técnico, que melhore a circulação de bola/articulação pelo corredor central, já que os lados do campo estarão mais protegidos.
Certo é que, independente de peças, o Ceará precisará mudar a postura apresentada no 1º jogo da final para conquistar o título.
Fonte: https://diariodonordeste.verdesmares.com.br/