Cultura

Celebração de seis anos da Casa de Saberes Cego Aderaldo acontece nos dias 8 e 9 de dezembro

A Casa de Saberes Cego Aderaldo, equipamento da Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secretaria de Cultura do Estado do Ceará (Secult), geridos em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM), celebra os seis anos de atuação, nesta sexta-feira (8) e sábado (9).

Sua trajetória é marcada por um espírito coletivo e colaborativo, com ações, eventos e projetos construídos em diálogo com os fazedores de cultura do Ceará. A Casa de Saberes vem se consolidando como um equipamento estratégico nos territórios da região, para a garantia e o exercício do direito à cultura e às artes, como um vetor central na qualificação de outras políticas públicas, como a educação, direitos humanos, meio ambiente, turismo e a economia da cultura.

Desde a sua fundação, em dezembro de 2017, a Casa de Saberes Cego Aderaldo tem sido um lugar na preservação da rica história e memória do renomado poeta Cego Aderaldo, uma das mais significativas expressões culturais do Nordeste.

A saga do poeta, cuja visão foi perdida aos 18 anos devido a um marcante acidente, é celebrada nesta instituição que mantém pulsante o espírito do cantador. Durante suas extensas jornadas pelos sertões, Cego Aderaldo adotou e educou 26 filhos, deixando um impacto duradouro na tradição cultural local.

Com mais de 70 anos dedicados à poesia e à cantoria nordestina, Cego Aderaldo foi um visionário. Ele formou uma orquestra com seus filhos, modernizou a arte da cantoria, introduziu o cinema nos recantos do sertão e desempenhou papéis como comerciante. Seu legado coletivo de artes e saberes continua a ser um tesouro das expressões culturais populares, enriquecendo a contemporaneidade.

Cego Aderaldo, um ícone de talento, coragem e superação, transcende sua própria grandeza, transformando-se em um mito do sertão e um tesouro cultural inestimável para o povo brasileiro. A Casa de Saberes Cego Aderaldo continua a ser a guardiã viva desse legado, conectando as gerações presentes e futuras à riqueza cultural do Nordeste.

No destaque na programação teremos a talentosa Vannick Belchior, herdeira de uma linhagem musical incrível, que iluminará o palco da Casa da Saberes Cego Aderaldo, na sexta (8).

Serviço

6 anos de celebração da Casa de Saberes Cego Aderaldo

 

8/12

08h às 12h – Visita Guiada – Expo. Retrato de Mestre

Facilitadores: Núcleo Educativo

Local: Salas expositivas da Casa de Saberes Cego Aderaldo

08h – “A Arte da Declamação no Universo do Cordel”

Facilitador: Aldo Anísio

Local: Auditório Casa de Saberes Cego Aderaldo

09h45 – Os Saberes do Cordel e as Riquezas do Improviso

Facilitador: Guilherme Nobre

Local: Abraão Baquit – Rua Reginaldo Lopes, sn – Campo Novo

18h – Bodega da Casa – Economia Criativa

18h – Atração musical Elzo Barbosa

19h – Cerimonial – Encerramento do Simpósio

19h40 – Homenagens

20h – Comemoração 6 anos CSCA com show Vannick Belchior

Local: Casa de Saberes Cego Aderaldo

9/12

08h às 12h – Visita Guiada – Expo. Retrato de Mestre

Facilitadores: Núcleo Educativo

Local: Salas expositivas da Casa de Saberes Cego Aderaldo

Informações para a imprensa: Pedro Matheus Vieira Pinheiro Casa de Saberes Cego Aderaldo (88) 99336-8635 ou (88) 98108-1261

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *