Geral

Ceará deve ter chuvas volumosas e rajadas de vento até sexta-feira (26), prevê Inmet

Com o avanço de uma frente fria pelo Brasil, a semana deve ser de tempo instável e temperaturas mais amenas. O fenômeno, que causou chuvas ao longo do fim de semana no Sudeste, segue para interior do país, causando temporais no Centro-Oeste e no Nordeste.

De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a partir desta segunda-feira (22), praticamente toda a região Nordeste terá “chuvas volumosas” até a próxima sexta-feira (26). Segundo o aviso meteorológico, as precipitações mais expressivas devem atingir, principalmente, os estados do Ceará, Bahia e Piauí, com volumes acumulados superiores a 100 milímetros (mm).

“Isso acontecerá porque alguns dos principais sistemas meteorológicos típicos de verão, como por exemplo a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) e a provável formação de um canal de umidade, organizada pela presença de um sistema de baixa pressão no oceano, contribuirão para a ocorrência dessas pancadas de chuva, acompanhadas de descargas elétricas e rajadas de vento”, afirma o órgão.

Ainda conforme o Inmet, apesar da possibilidade de causar transtornos, a chuva intensa será responsável também por mudar o cenário quente e seco registrado nesta semana, especialmente no semiárido. “Além disso, a chuva ainda vai colaborar para o aumento da umidade no solo e aporte hídrico dos reservatórios de água”, destaca o Inmet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *