A Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE) está promovendo o curso básico de Vigilância do Câncer Relacionado ao Trabalho
A Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE) está promovendo o curso básico de Vigilância do Câncer Relacionado ao Trabalho, uma iniciativa inédita. O curso, que ocorre de maneira sincronizada via Google Meet e com atividades presenciais de prática assistida, está sendo realizado em parceria com a Secretaria da Saúde do Estado (Sesa).
O objetivo principal do curso, que vai até o próximo dia 25, é sensibilizar cerca de 70 profissionais da saúde da Macrorregião de Fortaleza sobre a relação entre o câncer e o ambiente de trabalho. A coordenadora do curso, Francilete Gomes, destaca a importância de desenvolver habilidades para estabelecer o nexo epidemiológico entre o câncer e as ocupações profissionais, visando aumentar as notificações compulsórias de casos de câncer no Ceará.
Durante a formação, os participantes realizam um levantamento das atividades produtivas nos territórios para identificar as substâncias e os tipos de câncer que podem ser associados ao ambiente de trabalho. Posteriormente, eles aplicam esses conhecimentos na prática, conduzindo entrevistas com pacientes para coletar informações relevantes sobre suas ocupações e exposições laborais.
Uma participante do curso, a fisioterapeuta Ilca Patrícia Caldas, elogia a relevância da capacitação, que se baseia em evidências científicas e oferece um espaço para a troca de conhecimentos. Ela pretende levar o conhecimento adquirido de volta para sua cidade em Belém, no Pará, enriquecendo a saúde do trabalhador em todo o país.
O curso tem a duração de 40 horas e é destinado a profissionais da saúde de nível superior que atuam em oncologia, atenção primária à saúde, vigilância em saúde e saúde do trabalhador. Para as atividades práticas, algumas unidades de saúde da rede Sesa, como o Hospital Geral Dr. César Cals (HGCC), o Hospital Geral de Fortaleza (HGF), o Instituto de Prevenção do Câncer (IPC) e o Centro Regional Integrado de Oncologia (Crio), foram autorizadas a receber os alunos.
Essa capacitação é realizada pela Gerência de Educação Permanente em Saúde (Geduc) da ESP/CE, em colaboração com a Célula de Vigilância em Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (Cevit) e com a Coordenadoria de Vigilância Ambiental e Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (Covat).