Parabéns Tabuleiro do Norte pelos seus 62 anos neste 8 de junho.

Tabuleiro do Norte é um município brasileiro, situado a leste do estado do Ceará, na divisa com o Rio Grande do Norte, mais especificamente na Mesorregião do Jaguaribe, na Microrregião do Baixo Jaguaribe, no Vale do Jaguaribe, a 211km da capital cearense, Fortaleza-CE, e a 115km de Mossoró-RN. Sua população, conforme estimativas do IBGE de 2018, era de 30 695  habitantes.

O município é conhecido, no estado, por abrigar um dos mais significativos centros de peregrinação do Ceará, a Romaria de Nossa Senhora da Saúde. A romaria ao Santuário de Nossa Senhora da Saúde é vista, sob o aspecto da popularidade, como o terceiro pólo religioso do Ceará.

Diversas produções de caráter memorialista atribuem ao município a alcunha de “terra dos caminhoneiros” ou “cidade dos caminhoneiros”. Pelo menos outras quatro cidades atribuem-se este mesmo título: São Marcos-RS, Itabaiana-SE, Rondonópolis-MT, Iconha-ES.

O topônimo Tabuleiro é uma alusão ao tipo do solo encontrado no município, o solo arenoso (tabuleiro) e o Norte para diferenciar este do município de Tabuleiro, no estado de Minas Gerais. Sua denominação original era Tabuleiro de Areia, depois Ibicuipeba e desde 1951, Tabuleiro do Norte.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *