8 de junho – Dia Mundial dos Oceanos

O objetivo desta data é relembrar a importância dos oceanos para o equilíbrio da vida no planeta Terra. E, para isso, são realizadas várias atividades de conscientização civil sobre os perigos enfrentados atualmente pelos oceanos.

Os oceanos constituem dois terços da superfície terrestre e são o principal regulador térmico do planeta. Hoje, o grande desafio é minimizar o impacto que as atividades humanas estão provocando nos oceanos.

É importante conscientizar governos, populações e demais entidades para a urgência de criar medidas que protejam os oceanos.

Origem do Dia dos Oceanos

O Dia dos Oceanos foi criado durante a Rio-92, a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e o Desenvolvimento, que ocorreu no Rio de Janeiro.

A data é celebrada desde 1992, no entanto a ONU (Organização das Nações Unidas) apenas oficializou a comemoração em 2008.

Frases

  • Só jogue no rio (ou no mar) o que o peixe pode comer.Ziraldo, cartunista
  • O mar não é um obstáculo: é um caminho. Amyr Klink, navegador
  • O oceano nos deu a vida, está na hora da gente retornar o favor. Sylvia Earle, oceanógrafa
  • Tenho esperança de que um maior conhecimento do mar, que há milênios dá sabedoria ao homem, inspire mais uma vez os pensamentos e as ações daqueles que preservarão o equilíbrio da natureza e permitirão a conservação da própria vida. Jacques Cousteau, oceanógrafo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *