Morada Nova é o 9º município do país em temperaturas máximas médias em dezembro

O Ceará tem, em dezembro, conforme o monitoramento da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) e Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), municípios na lista daqueles com as maiores temperaturas máximas médias do País.

Conforme a climatologia, Sobral tem máxima média mensal de 35,9°C. Logo atrás vem Morada Nova, com 35,6°C, e os municípios de Crateús, Iguatu e Quixeramobim, todos estes com normal climatológica de 35,1°C, isto considerando somente as cidades do Ceará.

Em relação a novembro, as médias não variam muito, algumas, inclusive, variam para menos. Segundo o meteorologista da Funceme Raul Fritz, neste período do ano, é comum que as temperaturas sejam mais elevadas, principalmente no interior.

“É comum que o Estado sofra com com temperaturas mais elevadas no segundo semestre de forma geral. No caso de Sobral, soma-se a um maior desenvolvimento urbano e as particularidades do seu microclima, o que contribui para índices mais extremos em relação às demais cidades”, reforça o pesquisador.

No comparativo com os demais municípios do País, Sobral, neste mês, ocupa o 5º lugar no ranking das normais climatológicas. É importante ressaltar que outras áreas do Estado podem apresentar dados semelhantes ou até maiores, pois o monitoramento é parcial, cobrindo áreas específicas.

Seridó (RN) – 36,9
Pão de Açúcar (AL) – 36,7
Patos (PB) – 36,0
Caldeirão (PI) – 36,0
Sobral (CE) – 35,9
Piripiri (PI) – 35,9
Apodi (RN) – 35,9
Esperantina (PI) – 35,8
Morada Nova (CE) – 35,6
Luzilândia (PI) – 35,6
Cruzeta (RN) 35,4
Picos (PI) – 35,3
Crateús (CE) – 35,1
Iguatu (CE) – 35,1
Quixeramobim (CE) – 35,1

Fonte: FUNCEME

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *