Monitor da violência: Ceará é o estado com a maior queda no número de mortes

A redução das taxas de violência no Ceará têm sido constante. O estado foi o que mais registrou queda no número de mortes violentas nos nove primeiros meses deste ano em comparação com o mesmo período de 2018. De acordo com o Monitor da Violência, o índice nacional de homicídios criado pelo portal G1 e com base nos dados oficiais dos 26 estados e do Distrito Federal, o Ceará apresentou redução de 52,5% no número de mortes.

Já em todo Brasil, a queda foi de 22%. Só em setembro, foram 3,3 mil assassinatos, contra 4,1 mil no mesmo mês do ano passado. Durante os nove meses, foram 30.864 mortes violentas, 8.663 a menos que o registrado de janeiro a setembro de 2018 (39.527). Mesmo assim, o número de assassinatos continua alto. São quase 5 mortes a cada hora, em média.

Os dados apontam que houve todos os estados do país apresentaram redução de assassinatos mas apenas três estados mantiveram uma queda superior a 30% no ano: Ceará, Rio Grande do Norte e Acre.

Nos três estados com a maior queda, integrantes e ex-integrantes dos governos e entidades apontam ações mais rígidas em prisões e a integração entre as forças de segurança e a justiça são iniciativas responsáveis pela queda do número de mortes.

Já o ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro, atribui a queda no número de mortes violentas no país a esforços de governos locais e do governo federal, citando recordes de apreensão de drogas e transferência de chefes de facções criminosas para presídios federais como medidas que surtiram efeitos nos índices de criminalidade. Moro também afirma que o governo está com uma política de tentar retomar o controle de vários presídios do país.

Fonte: Ceará Agora

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *