O dia de hoje na história. 27 de Agosto

27 de agosto é o 239.º dia do ano. Faltam 126 para acabar o ano.

 

1828 — Império do Brasi e Províncias Unidas do Rio da Prata reconhecem a soberania da República Oriental do Uruguai no Tratado do Rio de Janeiro. (191 anos).

1840 — Criadas as Companhias de Aprendizes Nacionais, que mais tarde se tornaram as Escolas de Aprendizes-Marinheiros do Brasil. (179 anos).

1896 — Guerra Anglo–Zanzibari: a guerra mais curta da história do mundo (09:02 às 09:40), entre o Reino Unido e Zanzibar. (123 anos). A Guerra Anglo–Zanzibari foi um conflito militar travado entre Reino Unido e Zanzibar, que durou aproximadamente quarenta minutos, e é a guerra mais curta na história. O Reino Unido é uma união política de quatro “países constituintes“: EscóciaInglaterraIrlanda do Norte e País de Gales. Zanzibar é nome dado ao conjunto de duas ilhas do Arquipélago de Zanzibar, ao largo da costa da Tanzânia, na margem leste-africana, de que formam um estado semiautônomo daquele país. As duas ilhas são chamadas Unguja (em suaíli) ou Zanzibar e Pemba e estão separadas do continente pelo Canal de Zanzibar.

2003 — Marte atinge a menor distância da Terra em quase 60 mil anos, passando a aproximadamente 55 768 006 km. (16 anos).

2011 — O Furacão Irene atinge a costa leste dos Estados Unidos, matando 47 pessoas. (8 anos).

NASCIMENTOS:

1955 — Sandra de Sá, cantora brasileira. (64 anos). Carioca do Rio de Janeiro, Sandra Cristina Frederico de Sá é uma cantoracompositora e instrumentista brasileira. Expoente de diversos gêneros musicais, com enfoque na música popular brasileira e na black music mundial.

FALECIMENTOS:

1974 — Lupicínio Rodrigues, compositor brasileiro. (45 anos). Gaúcho de Porto Alegre, Lupicínio Rodrigues foi um cantor e compositor brasileiro. Boêmio, foi proprietário de diversos bares, churrascarias e restaurantes com música, que seguidamente ia abrindo e fechando, tudo apenas para ter, antes do lucro, um local para encontro com os amigos. Torcedor do Grêmio, compôs o hino tricolor, em 1953. Foi o inventor do termo dor-de-cotovelo, que se refere à prática de quem crava os cotovelos em um balcão ou mesa de bar, pede um uísque duplo, e chora pela perda da pessoa amada. Faleceu aos 59 anos.

1999 — Hélder Câmara, bispo e escritor brasileiro. (20 anos). Cearense de Fortaleza, Dom Hélder Pessoa Câmara foi um bispo católicoarcebispo emérito de Olinda e Recife. Foi um dos fundadores da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil e grande defensor dos direitos humanos durante a ditadura militar no Brasil. Pregava uma Igreja simples, voltada para os pobres, e a não-violência. Por sua atuação, recebeu diversos prêmios nacionais e internacionais. Foi o brasileiro por mais vezes indicado ao Prêmio Nobel da Paz, com quatro indicações. Faleceu aos 90 anos.

 

Brasil

  • Aniversário da cidade de Matão– São Paulo
  • Aniversário da cidade de Americana– São Paulo
  • Feriado municipal em Maceió– dia da Padroeira Nossa Senhora dos Prazeres
  • Dia do Rio Paranapanema– São Paulo (Lei Estadual 10.488/99)
  • Dia do Psicólogo– (aniversário da regulamentação desta profissão através da Lei Federal 4.119/62)
  • Dia do Corretor de imóveis
  • Dia da Limpeza urbana

Moldávia

  • Dia da Independência da Moldávia(da URSS em 1991)

Cristianismo

  • Cesário de Arles
  • Nossa Senhora dos Prazeres
  • Mônica de Hipona

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *