O dia de hoje na história. 23 de Agosto

23 de agosto é o 235.º dia do ano. Faltam 130 para acabar o ano.

 

1973 — Um assalto a banco que deu errado em Estocolmo, na Suécia, se transforma em uma crise de reféns; nos próximos cinco dias, os reféns começam a simpatizar com seus captores, levando ao termo “Síndrome de Estocolmo“. (46 anos). Síndrome de Estocolmo é o nome normalmente dado a um estado psicológico particular em que uma pessoa, submetida a um tempo prolongado de intimidação, passa a ter simpatia e até mesmo amor ou amizade perante o seu agressor.

1989 — Revolução Cantada: dois milhões de pessoas da EstôniaLetônia e Lituânia ficam de mãos dadas na estrada VilniusTallinn. (30 anos). A Revolução Cantada é um nome normalmente usado para eventos de protestos pacíficos entre 1987 e 1990 que levaram à restauração da independência da EstôniaLetônia e Lituânia (principalmente na Estônia), perdida como resultado da ocupação soviética desses territórios durante a Segunda Guerra Mundial. A independência dos Estados Bálticos foi conquistada definitivamente algumas semanas após o golpe de Estado em Moscou em Agosto de 1991.

2002 — O Brasil é o 81.° país a ratificar o Protocolo de Kyoto. (17 anos). O Protocolo de Quioto é um tratado internacional com compromissos mais rígidos para a redução da emissão dos gases que agravam o efeito estufa, considerados, de acordo com a maioria das investigações científicas, como causa antropogênicas do aquecimento global. antropogênicos são aqueles derivados de atividades humanas, em oposição a aqueles que ocorrem em ambientes naturais sem influência humana.

NASCIMENTOS:

1935 — João Mineiro, cantor brasileiro. (Faria 84 anos). Mineiro de Andradas, João Sant’Ângelo mais conhecido como João Mineiro, foi um cantor brasileiro que formou a dupla sertaneja de sucesso João Mineiro & Marciano. Desde a separação, em 1993, participava da dupla João Mineiro e Mariano, regravando alguns sucessos da antiga dupla. Faleceu aos 74 anos vítima de insuficiência cardíaca.

1942 — Susana Vieira, atriz brasileira. (77 anos). Paulistana, Sônia Maria Vieira Gonçalves é uma atriz brasileira. Também fez trabalhos temporários como cantora e apresentadora.

1962 — Paula Toller, cantora e compositora brasileira. (57 anos). Carioca do Rio de Janeiro, Paula Toller Amora é uma cantora e compositora brasileira. Atualmente em carreira solo, também é conhecida por ter sido vocalista da banda Kid Abelha, que teve seu fim anunciado em 2016.

1963 – Glória Pires, atriz brasileira. (56 anos). Carioca do Rio de Janeiro, Glória Maria Cláudia Pires de Morais é uma atriz e empresária brasileira. É filha do ator e humorista Antônio Carlos Pires(Joselino Barbacena) e mãe das atrizes Cléo e Antônia Morais.

FALECIMENTOS:

1968 — Vicente Celestino, cantor, compositor e ator brasileiro. (51 anos). Carioca do Rio de Janeiro, Antônio Vicente Filipe Celestino  foi um dos mais importantes cantores brasileiros do século XX. A Voz Orgulho do Brasil. No dia 23 de agosto de 1968, quando se preparava para gravar um programa de televisão, em que seria homenageado pelo Movimento Tropicalista, passou mal no quarto do Hotel Normandie, em São Paulo, falecendo do coração minutos depois aos 73 anos. 

2016 — Goulart de Andrade, apresentador de televisão e jornalista brasileiro. (3 anos). Carioca do Rio de Janeiro, Luís Filipe Goulart de Andrade foi um apresentador de televisão e jornalista brasileiro. Com mais de 80 anos, permaneceu ativo até a data de sua morte, como jornalista e comandando o programa Vem Comigo na TV Gazeta. O nome de seu último programa era inspirado em seu tradicional bordão, dito ao iniciar uma reportagem. Faleceu aos 83 anos após o agravamento de uma doença pulmonar obstrutiva crônica. 

 

  • Dia Internacional de Combate a Injustiça
  • Dia do Internauta
  • Dia do Aviador Naval
  • Dia da Intendência

 

Cristianismo

  • Filipe Benício.
  • Flaviano de Autun.
  • Lupo.
  • Rosa de Lima.
  • Tydfil.
  • Zaqueu de Jerusalém.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *