Codece apresenta projeto do Polo Metalmecânico ao IFCE de Tabuleiro do Norte

Gestores do campus Tabuleiro do Norte receberam em visita, nesta terça-feira (28), representantes da Diretoria de Prospecção e Negócios, da Companhia de Desenvolvimento do Ceará (Codece), um dos órgãos do governo do estado responsáveis pela implantação do Polo Multissetorial Metalomecânico de Tabuleiro do Norte. Na oportunidade, os profissionais da Codece conheceram todos os laboratórios e a infraestrutura do campus, além de apresentarem em detalhes o projeto do Polo.

Conforme a Codece, mais de R$9 milhões estão sendo investidos pelo governo no projeto do Polo. As obras estão em andamento no canteiro localizado às margens da BR-116, a sete quilômetros do Centro de Tabuleiro do Norte. O projeto contempla sistema de saneamento básico, de energia elétrica, de combate a incêndio, sistema viário, loteamento, áreas verdes, bloco administrativo e estacionamento. A previsão é disponibilizar, logo na primeira fase, cerca de 18 hectares para atração de empreendimentos.

Dentre as demandas previstas para o Polo, que ofertará serviços relacionadas à cadeia automotiva, além de abrigar indústria de insumos para seguimentos como fruticultura, extrativismo, laticínio, apicultura e piscicultura, destaca-se a procura por mão de obra capacitada. Conforme Frederico Acário, diretor de Prospecção e Negócios da Codece, o instituto é um agente importante dentro do projeto. “O IFCE estaria justamente na base do conhecimento. Vocês têm aqui uma identidade local, e essa necessidade que se tem do conhecimento é o que vamos reverter para o polo”, explicou.

Representantes do município também acompanharam a visita da Codece ao campus Tabuleiro do Norte e enfatizaram a contribuição que a instituição de ensino pode dar na consolidação do projeto. “O polo será melhor pensado quando juntamos a cabeça de todos. O encontro com o IFCE, hoje, abriu vários horizontes, e isso é fundamental. O IFCE pode trabalhar vislumbrando o melhoramento da mão de obra”, defende o chefe de gabinete da prefeitura de Tabuleiro do Norte, Rafael Maia.

Na avaliação do professor Sildemberny Souza, diretor-geral do campus, a instituição está de portas abertas para apoiar o Polo, podendo contribuir em duas linhas de ação. “O IFCE pode colaborar tanto na implantação, com a profissionalização dos negócios na parte administrativa, como na parte técnica, fornecendo egressos e fazendo trabalhos de formação continuada”, afirmou.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *