19 de Março – Dia Mundial do Artesão

19 de março, celebramos o Dia do Artesão. Trata-se de uma data importante para homenagear todos os profissionais que se dedicam, com afinco e satisfação, à arte de produzir as mais belas peças de artesanato em cerâmica, cera, tecido, palha, madeira, entre outras. Originada do termo bíblico “tekton”, a palavra artesão significa pessoa que trabalha com as mãos, assim como São José o fazia.

Naquele tempo, o trabalho em madeira era artesanal e, como o santo era um marceneiro artesão, tornou-se o padroeiro dos artesãos. Daí a data ser comemorada, todos os anos, em março, no dia 19, Dia de São José. Atualmente, esses profissionais, homens e mulheres, artesãos e artesãs, são divididos em algumas categorias – dentre elas, o artesão-artista e o artesão semi-industrial.

Segundo o IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, no Brasil, mais de 8 milhões de artesãos e artesãs desenvolvem suas atividades em nível comercial. Quem investe nessa profissão tem muitas chances de alcançar o tão almejado sucesso profissional. Afinal, o setor fatura mais de R$ 50 bilhões por ano, o equivalente a 3% do PIB – Produto Interno Bruto do país. Em 2015, o Projeto de Lei nº 256/15 passou a regulamentar a profissão para impulsionar o ingresso de novos empreendedores na área.

Entretanto, a capacitação profissional é fator-chave para que artesãos e artesãs sejam bem-sucedidos tanto no mercado nacional como no internacional. Muitos estrangeiros procuram peças exclusivas das mais diversas regiões do Brasil, como no Nordeste e em Minas Gerais, principais polos do artesanato no país. Tanto a qualificação profissional como a divulgação das peças foram determinantes para que muitos artesãos e muitas artesãs alcançassem fama no exterior.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *