O dia de hoje na história. 13 de Março

13 de março é o 72.º dia do ano. Faltam 293 para acabar o ano.

 

1823 — A Batalha do Jenipapo ocorreu às margens do riacho de mesmo nome e foi decisiva para a Independência do Brasil e consolidação do território nacional. (196 anos). Ocorreu às margens do riacho de mesmo nome, foi uma das batalhas mais sangrentas feitas pela Independência do Brasil, ocorreu no dia 13 de março de 1823 e consolidou o território nacional. Consistiu na luta de piauiensesmaranhenses e cearenses contra as tropas do Major João José da Cunha Fidié, que era o comandante das tropas portuguesas, encarregadas de manter o norte da ex-colônia fiel à Coroa Portuguesa. Os brasileiros lutaram com instrumentos simples, não com armas de guerra, não tinham experiência. Perderam a batalha, mas fizeram com que a tropa desviasse seu destino. Foi uma das mais marcantes e sangrentas batalhas travadas na guerra da independência do Brasil. A data não consta nos livros de História e poucos sabem do ocorrido, mesmo no Piauí, onde ocorreu a batalha. Contudo, após alguns movimentos por parte de políticos, historiadores e da população, a data foi acrescida à bandeira do Piauí, e está em curso a implantação do estudo da Batalha do Jenipapo na disciplina de História.

1964 — É realizado na Central do Brasil, no Rio de Janeiro, o Comício das Reformas. Com a presença e discursos do então presidente João Goulart, de Leonel BrizolaMiguel Arraes e Luis Carlos Prestes o ato foi considerado uma provocação de cunho comunista pelos adversários do presidente deposto. (55 anos).

1997 – As Missionárias da Caridade da Índia escolhem a Irmã Nirmala para suceder Madre Teresa de Calcutá como sua líder. (22 anos).

2013 — Papa Francisco é eleito, no conclave papal, como o 266.° Papa da Igreja Católica. (6 anos).

2016 — Manifestações contra o governo Dilma ocorrem em todas as capitais e algumas cidades do Brasil. (3 anos).

NASCIMENTOS:

1830 — Antônio Conselheiro, líder social brasileiro. (189 anos). Cearense nascido na Nova Vila de Campo Maior hoje Quixeramobim, Antônio Vicente Mendes Maciel mais conhecido na História do Brasil como Antônio Conselheiro, que se autodenominava “o peregrino”, foi um líder religioso brasileiro. Figura carismática, adquiriu uma dimensão messiânica ao liderar o arraial de Canudos, um pequeno vilarejo no sertão da Bahia, que atraiu milhares de sertanejos, entre camponeses, índios e escravos recém libertos, e que foi destruído pelo Exército da República na chamada Guerra de Canudos em 1896. Faleceu aos 67 anos.

1939 – Neil Sedaka, cantor e compositor estado-unidense. (80 anos). O norte americano Neil Sedaka é um cantorpianista e compositor. A voz de Sedaka é identificada com a de tenor. O maior sucesso de Neil é a canção “Oh Carol” de 1959.

1991 — Luan Santana, cantor brasileiro. (28 anos). Nascido em Campo Grande no Mato Grosso do Sul, Luan Rafael Domingos Santana é um cantor e compositor brasileiro.

FALECIMENTOS:

1992 – Irmã Dulce, religiosa brasileira. (27 anos). A soteropolitana Maria Rita de Sousa Brito Lopes Pontes  mais conhecida como Irmã Dulce, Beata Dulce dos Pobres ou Bem-Aventurada Dulce dos Pobres, tendo recebido o epíteto de “o anjo bom da Bahia“, foi uma religiosa católica brasileira, que fez muitas ações de caridade e assistência para quem mais precisava. Faleceu aos 77 anos.

 

  • Igreja CatólicaSão Nicéforo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *