26 de Fevereiro – Dia do Comediante

No Brasil, o dia do Comediante é comemorado no dia 26 de fevereiro.

Esta é a data propícia para homenagearmos aqueles que dedicam suas vidas para nos fazerem rir. Apesar da profissão de ator ser uma das mais antigas do mundo, muitas pessoas ainda não reconhecem o comediante como profissão.

profissão de ator é uma das mais antigas do mundo. Já nos temos antigos, facilmente se reconhecia pelas ruas aqueles que viviam da arte de contracenar.

Os primeiros atores que surgiram foram os comediantes, que faziam de sua arte, da sátira e do humor uma forma de denunciar o que estava de errado na sociedade. Muitas revoluções se iniciaram a partir das ideias difundidas pelos comediantes.

Na Grécia Antiga, séculos antes de Cristo, já existiam teatros típicos de máscaras, tanto tragédias como comédias. A profissão foi evoluindo, os tipos de público e de espaço foram mudando. Nos nossos dias, o tipo mais comum de comediante são os que se dedicam aos chamados stand-ups. São os comediantes que escreve textos, geralmente monólogos, regidos por um determinado tema, que traz uma sequência de comentários e pequenas encenações.

Os comediantes podem atuar desde em programas televisivos, a teatros, a praças, ruas, shoppings, bares, restaurantes, pizzarias, churrascarias, entre diversos outros estabelecimentos.

Mas, com a ascensão dos meios eletrônicos, é fácil encontrarmos comediantes atuando num novo formato: o de vídeos da internet. Muitos youtubers se identificam com a característica de comediantes, e usam desta nova ferramenta para fazerem sua arte.

A dedicação desses profissionais é admirável. Escrever um texto cômico é muito mais do que um conjunto de frases. Precisa-se pensar nas entonações, no jogo de corpo, nas possibilidades das expressões faciais entre muitos outros elementos.

Numa época onde tudo pode gerar um processo, os comediantes traçam uma linha tênue entre o humor e o preconceito. É cada vez mais complicado fazer humor, em especial para pessoas que “se ofendem” com facilidade.

O trabalho do comediante depende tanto de seu esforço quanto da receptividade do público. Às vezes o comediante faz um bom trabalho, porém o público não é favorável para aquela espécie de apresentação. Isso tudo torna o trabalho do comediante ainda mais difícil.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *